TRILHAS E CAMINHOS
Arraial do Cabo

A 160 km do Rio de Janeiro e a 12 km de Cabo Frio, Arraial do Cabo conserva ainda suas características de tranqüila e simples aldeia de pescadores.

Dunas, salinas, praias de areia fina e branca como a Praia Grande, a do Pontal e a do Forno, se alternam as pequenas enseadas isoladas e recortadas na costa íngreme do Pontal do Atalaia, como a Praia Brava e as Prainhas, cuja dificuldade de acesso ajuda a preservar a beleza selvagem.

A região é famosa pela "ressurgência" fenômeno oceanográfico onde as águas da Corrente das Malvinas afloram na superfície transportando nutrientes essenciais que aumentam significativamente a produtividade dos ecossistemas locais

As tonalidades verdes e azuis do mar da região são quase irreais, e sua transparência torna o local um dos melhores da costa brasileira para mergulho.

Localizado no Pontal do Atalaia, a 3 km do centro da cidade, a Guest House do Centrab recebe hospedes individuais e grupos, e ‘e ponto de partida ideal para passeios de barco, atividades de mergulho, roteiros off-road, caminhadas e excursões ecológicas.

 

TRILHAS DA ILHA DE CABO FRIO

Na ilha de Cabo Frio, que dista apenas meia hora de barco de Arraial e possui em sua costa a praia do Farol, uma das mais belas do litoral brasileiro, cujo acesso depende de uma autorização da Marinha, podem ser feitas duas trilhas a saber:

·         TRILHA DO FAROL VELHO: uma subida íngreme no meio da mata atlântica leva até as ruínas do Farol Velho a 390 m de altitude, no topo da ilha. O cenário é de rara beleza. As ruínas do antigo farol datam de 1833 e atestam a ousadia de uma obra do século passado num local de tão difícil acesso.

·         TRILHA DO FAROL NOVO: Localizada na ponta do Focinho. A vista ao Farol Novo permite conhecer um dos pontos mais avançados de nosso litoral, bem como a história de um farol e as condições de vida peculiares das famílias dos faroleiros.

TRILHAS DA RESTINGA

A restinga que se estende entre a Praia de Massambaba e a Lagoa de Araruama, oferece a possibilidade de conhecer três ecossistemas diferentes, através de três trilhas planas, e sem grandes dificuldades.

·         TRILHA DA RESTINGA, propriamente dita, entre o mar e a lagoa de Araruama, permite conhecer de perto uma riquíssima vegetação onde se encontra a maior quantidade de espécies florísticas de toda região. São espécies ornamentais, frutíferas e medicinais de valor social e ambiental inestimável. Destacam-se algumas espécies de bromélias e orquídeas endêmicas.

·         TRILHA DOS BREJOS: A caminhada pelos brejos passa pelo habitat de animais de pequeno porte e aves de rara beleza, e ponto de pouso, alimentação e descanso de várias espécies de aves migratórias.

·         TRILHA DA PONTA DA MASSAMBABA: Permite conhecer o que resta da antiga indústria do sal em Arraial do Cabo e uma paisagem inusitada: grandes extensões de salinas cintilantes sob o sol, moinhos de vento e velhos barracões de madeira que serviam para armazenar o sal.

TRILHAS DOS PROMONTÓRIOS

Os promontórios da Ponta da Prainha, da Ponta da Jararaca e o próprio Pontal do Atalaia, são cenários de caminhadas diferentes, levando através de subidas mais ou menos íngremes, até o cume dos morros que cercam Arraial do Cabo e de lá aos costões rochosos que avançam mar adentro. São trilhas fechadas, de dificuldade média, que oferecem, além de pontos de vista maravilhosos, a possibilidade de observar a vegetação das encostas de Arraial do Cabo, com suas pitas e cactos característicos.

·         TRILHA DA PONTA DA PRAINHA: Saindo da Prainha, leva até a extremidade da ponta, na frente da Ilha dos Porcos. É uma trilha fácil, bem demarcada, usada por pescadores, com lindos pontos de vista sobre as ilhas de Cabo Frio.

·         TRILHA DA PONTA DA JARARACA: Passa no alto do Morro do Miranda, através de uma mata fechada e leva até um alto costão rochoso onde, em 1923 naufragou o navio Teixeirinha.

TRILHAS DO PONTAL DO ATALAIA

No Pontal do Atalaia é possível fazer duas caminhadas inesquecíveis.

·         TRILHA DO BOQUEIRÃO: Uma estrada pavimentada passa pelo condomínio do Pontal do Atalaia e leva até o estreito do Boqueirão que separa a terra firme da Ilha de Cabo Frio.

·         TRILHA DO TELÉGRAFO: Subindo pelas encostas do Pontal do Atalaia leva as ruínas da estação do antigo telégrafo que servia para a comunicação entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio. A trilha passa por numerosos pesqueiros e excelentes pontos de observação de baleias.